Qual o melhor? Sacolas de papel X sacolas plásticas

Qual o melhor? Sacolas de papel X sacolas plásticas

As sacolas plásticas estão em todos os lugares, se tornando quase que indispensáveis para o uso do diário, baratas, leves, resistentes, levaram dez anos para tomar o lugar das sacolas de papel, mais qual á melhor? Plástico ou Papel?

Um pouco diferente das sacolas de plástico são as sacolas de papel, que além de mais estilosas, são as mais indicadas quando se trata de embalar alimentos, já o plástico é incapaz de degradar, tornando-se um problema já que a produção e utilização representam mais de 10% do que se joga fora hoje, existe um movimento que defende o fim do uso das sacolas plásticas, mas afinal? A grande pergunta é qual delas é a melhor?

Sacolas Plásticas

No Brasil é produzido cerca de 15 bilhões de sacolas plásticas por ano, sendo que 4 bilhões delas vão para o lixo e não existem muitas formas de reutilizar de forma ecológica.

Umas das características da sacolas plásticas é que sendo impermeável retém água sobre o solo e quando são despejados nos lixões criam uma espécie de camada, que não deixa que ocorra a ação de decomposição natural, produzindo gás metano atingindo e poluindo a atmosfera e o próprio solo.

O plástico das sacolas é feito de polietileno que sai das refinarias de beneficiamento em forma de pastilhas, sendo aquecidas a 340° formando delas um longo tubo fino de plástico, depois uma barra quente demarca as linhas, que são cortadas em seções iguais, estas mesmas seções são separadas e as alças cortadas, formando a sacola plástica que conhecemos.

Para entender como o plástico é nocivo, dentre as categorias de produtos que são destrutivos para o meio ambiente, as primeiras cinco classificadas são de plástico, e mesmo que ocupem menos espaço nos lixões pela compactação feita pelas máquinas, ainda assim contribuem muito para a poluição.

O plástico pode ser reciclado, mas precisa ser remoldado e reformatado, é um processo dispendioso e que envolve muito tempo e dinheiro, a produção de sacolas plásticas já envolve muito dinheiro pela utilização de petróleo, mas o maior problema é a contribuição para a poluição tanto na produção quanto na reciclagem, pois é quando liberam gases que contribuem para o efeito estufa.

Sacolas de Papel

O Brasil está entre os dez maiores produtores de papel e celulose do mundo, vindo de locais exclusivos de reflorestamento com objetivo de extração para beneficiamento, em sua produção os troncos são levados para uma secagem, depois já sem casca, são cozidos em alta pressão.

A madeira depois de seu cozimento é misturada com cal e ácido sulfúrico, transformando-se em polpa, que logo depois é branqueada e colocada na prensa se tornando definitivamente o papel, é um processo complexo que necessita de várias etapas.

Uma das maiores vantagens do papel é ser biodegradável, mais para esse processo é necessária exposição à luz, água e oxigênio, para que o processo de decomposição seja concluído.

É interessante mencionar que o papel pode ser reciclado, claro que precisa passar por alguns processos exigindo a mistura de alguns componentes químicos, mesmo assim, a reciclagem e a volta de sua circulação em mercados e lojas são indicadas para empresas que se preocupam com o meio ambiente e a sustentabilidade.

O melhor, a saber, sobre as sacolas de papel é que sua produção pode ser feita de forma responsável, sem a utilização de materiais que podem trazer algum tipo de prejuízo para o meio ambiente.

Conclusão

Agora que sabemos a diferença entre os sacolas de papel e sacolas plásticas, começa a ficar bem evidente qual é o melhor, enquanto é possível reutilizar com maior facilidade os sacolas de papel, as sacolas plásticas vêm enchendo há muito tempo os lixões, rios e até terrenos baldios, desta forma o grande vencedor é sem dúvida os sacolas de papel, que também tem apelo sustentável em seu processo de reciclagem e reutilização.

Se interessou pelos benefícios das Sacolas de Papel, então conheça nossa linha de produtos clicando aqui

Caro leitor o que achou deste artigo? Foi interessante? Esclareceu suas dúvidas? Curta, comente e compartilhe suas ideias conosco, elas são muito importantes para nós.



  • Compartilhe:

  Novidades