O Que é e Como é Fabricado o Papel Kraft

O Que é e Como é Fabricado o Papel Kraft

O papel kraft é um dos mais resistentes e usados na indústria. Sua versatilidade permite que ele seja aplicado na fabricação de envelopes, sacolas, caixas, entre outros artigos. Além disso, é possível que seja produzido também com acabamentos específicos como laminado de alumínio, por exemplo. Abaixo, vou te explicar como é fabricado o papel kraft, as diferenças e variações que ele pode apresentar, além de sua empregabilidade no dia a dia. Descubra mais logo abaixo!

Como ele é fabricado…

Para quem não sabe como é fabricado o papel kraft, pode-se dizer que ele é o resultado da mistura de diversos tipos de fibras de celulose que são encontradas na polpa de madeiras consideradas macias. Justamente por conter toda essa mistura de fibras que ele se torna resistente, ao mesmo tempo em que apresenta maciez e flexibilidade.

Outro detalhe importante é que a celulose usada nesse tipo de papel, geralmente, não passa por processos de branqueamento, por isso, ele é reconhecido também pela sua cor parda natural, diferente de outros papeis comumente usados.

Como os papéis são classificados…

Naturalmente, os papéis são classificados em alguns tipos de acordo com a sua finalidade e como podem ser usados. Mas como é fabricado o papel kraft não interfere nessa seleção, mas sim como ele poderá ser usado como produto final. As classificações mais comuns são papel para escrita, impressão, embalagens, cartão, sanitários e especiais.

Entre os papéis destinados à impressão e escrita destacam-se o couché, offset e papel jornal, por exemplo. O papel kraft se enquadra na classificação de embalagem, tudo por conta de sua resistência. Já entre os papéis tipo cartão estão a cartolina e o papelão, e para fins sanitários consideramos o papel higiênico, guardanapo, toalhas de papel, lenços, entre outros. Papeis especiais são aqueles que servem como adesivos, possuem características decorativas ou mesmo revestimentos metalizados, por exemplo.

Tipos de papel kraft…

Agora que você já sabe como é fabricado o papel kraft, vou te explicar algumas de suas variações – mas todas elas apresentam a característica da resistência. Ele pode ser considerado natural, extensível, branco, colorido, de primeira ou segunda qualidade. Tudo vai depender da forma com que ele é fabricado, os tipos de fibras e o seu nível de resistência. O acabamento também pode resultar em um tipo de classificação especial, e o papel kraft ainda é considerado fonte de matéria-prima em casos específicos, como a fabricação de papelão ondulado, por exemplo.

Uso do papel kraft…

O uso do papel kraft vai depender do seu tipo, mas alguns dos mais comuns são aqueles destinados para a confecção de sacos, embalagens, sacolas e embrulhos. Por exemplo, chamado kraft natural é super resistente e por isso é empregado pela indústria na confecção de embalagens para produtos de grande porte.

Existe também o kraft extensível, feito a partir da fibra longa de celulose e seu emprego é essencialmente em sacos de papel. O kraft de 1ª e 2ª qualidade são similares, porém, um é pouco mais resistente do que o outro.

Descobrindo a gramatura…

Como é fabricado o papel kraft também interfere em sua gramatura, que significa a densidade do papel. Para cada tipo de necessidade existe uma gramatura diferente, que indica a espessura do papel. Por exemplo, o que você usa em casa ou no dia a dia do escritório costuma ter entre 90g e 115g, enquanto que as folhas de jornais exigem apenas entre 35g e 55g.

O papel kraft é disponibilizado em variadas gramaturas, de acordo com a sua finalidade. Por exemplo, o kraft branqueado e usado na fabricação de sacos e embalagens, exige gramatura em torno de 30g. Já o kraft multifolhado exige maior resistência, em torno de 80g, pois são empregados pela indústria na confecção de sacos.

Considerações finais…

O papel kraft é um dos mais versáteis, pois além de serem utilizados por consumidores comuns, é um dos tipos mais requisitados pela indústria. Sua resistência o torna um dos mais indicados para a confecção de embalagens, sacos e embrulhos, um verdadeiro curinga para qualquer tipo de necessidade.

E você, já sabia como é fabricado o papel kraft e para o que ele serve? Se você quer mais informações sobre esse produto acesse agora mesmo: Sacos de Papel Kraft



  • Compartilhe:

  Novidades